Neste primeiro post, vou contar a vocês como cheguei ao nome e a identidade do escritório. A primeira lembrança que me vem à cabeça, antes de começar minha carreira, ser formado, de ter um escritório ou algo parecido com isso – no caso meu computador – é que sempre pensei em usar minha assinatura, Guto Giordano, como nome profissional. Imaginava uma fonte legal, um cartão do momento. Acreditava que seria mais interessante divulgar meu nome à frente de um projeto do que o nome de um escritório. Isso me trouxe muitas dores de cabeça, pois nunca estava satisfeito com a forma que estava a minha marca ou as cores do meu cartão. Essa fase demorou a passar. Até outro dia eu tinha a minha marca com meu nome ali me chamando. “Vai ficar assim? Vai ser assim mesmo? É exatamente isso que quero?”. É curioso que o nome que adotei, CVRino, sempre esteve presente em muitos trabalhos da minha saga profissional: sempre que dava algum tipo de problema ou algo de última hora, sobrava para a criação, os designers ou o marketing, os “Severinos”. Uma alusão ao Severino, personagem “faz tudo” interpretado pelo humorista Paulo Silvino. O que era uma brincadeira, passou a ser levado à sério. Num dia entediante, veio um bum na minha cabeça: SEVERINO! “Quer saber, vou sambar na minha cara! Vou começar meu escritório e ele vai se chamar Severino”. Com essa ideia, comecei a desenvolver a identidade de uma forma que fosse legal e engraçada. O processo deve ter demorado uns dois anos. Porém, faltava algo, Severino não parecia tão genial. “Mas se eu brincasse com as palavras e números?”. Foi ai que surgiu o CVRino. Depois de dois anos pensando nesse assunto e das minhas idas e vindas com meu nome à frente de um futuro escritório, a marca também começou a fluir. De cara já ganhei um mascote que é o rinoceronte. Desenvolvi a identidade até chegar como ela está hoje e confesso que, após a definição do conceito, ficou mais fácil, não demorou, depois de pouco tempo já tinha a marca, formas abreviadas para assinar de acordo com o tamanho da peça ou uma alternativa, com que eu poderia fazer uma brincadeira. Criei a marca principal e duas reduzidas. Desenvolvi uma papelaria e um cartão de visita que fazia a alusão ao primeiro conceito: o Severino cara crachá (foto). Mas estamos mudando um pouco esse conceito. Depois deste trabalho, tempo de pesquisa e dúvidas que martelavam minha cabeça resolvi postar esse projeto em um grupo de discussão no facebook e o resultado foi excelente! Até contei com a ajuda de um participante, que me passou o nosso conceito: os rinocerontes são animais de grande força que usam a cabeça para abrir os caminhos. Isso caiu como uma luva para seguir em frente com o meu escritório. Hoje, com dois anos e meio de CVRino, estou feliz com o resultado e sempre buscando conhecimento para atender sempre da melhor forma clientes e amigos. Esse foi o primeiro post, não sei se escrevi muito ou pouco. Com o tempo, tenho certeza vou melhorar mais e mais.
Um abraço e use o nosso Rinoceronte para abrir os seus caminhos também!